logo

PANORAMA DE INFORMAÇÕES EM CAVERNOMA CEREBRAL NO BRASIL

mapas

GOOGLE TRENDS E O PANORAMA DE INFORMAÇÕES EM CAVERNOMA CEREBRAL NO BRASIL


Utilizando a ferramenta Google Trends, um portal gratuito e de acesso público pertencente a Google Inc., que utiliza da metodologia do Big Data, gerado pelas pesquisas realizadas na internet, foi possível construir o panorama sobre as informações da malformação cavernosa cerebral no cenário brasileiro nos últimos 10 anos.
Em azul, observa-se os estados onde a pesquisa pelo termo “Cavernoma” foi realizada numa quantidade mínima de vezes para que o sistema pudesse identificar um padrão.
Em cinza, são os locais cuja pesquisa não atingiu esse patamar. Portanto: em azul são os locais aonde procurou-se o termo, e em cinza aonde não foi pesquisado.
Percebe-se uma clara difusão da informação pelo território brasileiro entre os anos de 2007 e 2017. Em 2007, as buscas limitavam-se ao eixo RJ-SP, 5 anos depois houve nítido progresso nas pesquisas ao longo da costa do país e, por fim, em 2017 as pesquisas saíram do eixou RJ-SP e estenderam-se também para o interior do Brasil.
Este levantamento deixa evidente a demonstração de maior interesse por informação sobre a doença.
Esse é indubitavelmente um dos motivos de criação da Aliança Cavernoma Brasil: levar informação de maior qualidade possível a todos os Brasileiros.
Assim, independentemente da sua posição geográfica médicos, pacientes, seus familiares ou qualquer pessoa interessada no assunto terão informações sobre a doença, bem como acesso aos avanços nas pesquisas de possíveis tratamentos medicamentosos.

*Gustavo Galvão

*Aluno de Graduação cursando o 5º ano (10° período) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Jovem Pesquisador em Cavernoma