Atualidades

MOMENTOS MARCANTES PARA HISTÓRIA DA ALIANÇA CAVERNOMA BRASIL

 

 

As últimas duas semanas do mês de junho de 2022 marcaram  com atividades e momentos importantes para a história da Aliança Cavernoma Brasil. 
Com o apoio da Aliança, através de emendas parlamentares dos Deputados Marcelo Aro (PP-MG) e Áureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE-RJ), foi possível chegar à importantes marcos na história de avanços científicos relacionados à doença Cavernoma Cerebral no Brasil.
As emendas possibilitaram a compra dos insumos que levaram à realização de colaboração com a Universidade de Chicago para estudo em andamento para biomarcação de futuro de hemorragias cerebrais e ao estudo original realizado pelo grupo de Estudos Neurovasculares da UFRJ que recebeu prêmio de melhor trabalho apresentado no XVII Congresso de Neurocirurgia da SNCRJ.


Nas fotos a seguir os pesquisadores Profa. Dra. Soniza Leon, Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Translacionais em Neurociências (LabNet), Prof. Dr. Jorge Marcondes da UFRJ e Dr. Gustavo Galvão residente de Neurocirurgia da UFRJ, todos  Conselheiros Científicos da Aliança Cavernoma Brasil  confraternizam com o Prof. Dr. Issam Awad, Diretor Neurovascular da Universidade de Chicago e  maior autoridade mundial em pesquisas em Cavernoma Cerebral.


O Prof. Awad esteve no Rio de Janeiro, em evento apoiado pela Aliança Cavernoma Brasil, para verificar com pesquisadores brasileiro a evolução de projeto colaborativo de Medicina de Precisão, buscando a biomarcação de futura hemorragia dos cavernomas, com apoio de pesquisadores da Santa Casa de Belo Horizonte, Dr. Marcos Dellaretti e Dr. André Guimarães, bem como do Dr. Alexandre Cunha, Dr. Vitor Bicalho e  Dra. Maude Parise, todos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

As pesquisadoras Agnieszka Stadnik e Dorothy De Biasse, da Universidade de Chicago, também estiveram com Dr. Awad no Rio, colaborando na produção de dados e testes laboratoriais do Estudo.
Na foto final do evento, podemos ver  Dr. Issam Awad com todos os colaboradores que participaram de um dia completo de discussões e apresentações.   

Lamentavelmente a Presidente da Aliança Cavernoma Brasil não pode estar presente no evento em virtude de problemas de saúde.       

Na semana seguinte ao evento, Dr. Gustavo Galvão,  apresentou um dos estudos realizados em colaboração com o LabNet, um dos mais avançados Laboratórios de Pesquisa em Neurociências do Brasil, com insumos adquiridos graças às emendas dos deputados citados, e ganhou o prêmio de melhor trabalho do XVII Congresso de Neurocirurgia da SNCRJ.   

 

A Aliança Cavernoma Brasil congratula com todos os que participaram dos eventos e agradece de forma especial aos pesquisadores envolvidos neste projeto.

 

1. Dra Soniza Leon, Dr Jorge Marcondes, Dr Issan Awad, Dr Gustavo Galvão e Dra Débora Fogel

2. Dr. Alexandre Cunha (UERJ),

Profa Soniza Leon(LabNet-UNIRIO),

Prof Jorge Marcondes (UFRJ),

Dr GUstavo Galvão (UFRJ),

Dr Marcos Dellaretti (Sta Casa MG) e DR André (Sta Casa MG)

3. Dr. Renan Coutinho,

Dra. Andrezza Salvio,

Dr. Vinicius Coutinho,

Dra Dorothy De Biasse ( U Chicago ) e Pós-graduanda Ana Caroline Pires no LabNet 

 
4. Dr Issam Awad e todos os envolvidos no evento no Rio de Janeiro  5. Dr Gustavo Galvão demonstrando o Estudo em Cavernomas Cerebrais no XVII Congresso da SNCRJ