Diretrizes Médicas

DIRETRIZES MÉDICAS PARA CAVERNOMAS CEREBRAIS

Estudos realizados nas últimas três décadas contribuíram de forma decisiva para o melhor conhecimento dos cavernomas cerebrais, ou malformações cavernosas cerebrais. Inúmeros artigos científicos sobre a doença e seu tratamento.

Com base nesta constatação e nas diferenças em opiniões nas áreas citadas, um grupo de cientistas, professores universitários e médicos com experiência no manejo da doença reuniu-se com o objetivo de compilar informações de qualidade (que chamamos de revisão sistemática da literatura) através da análise de lideranças no assunto.

Permanecem, entretanto, controvérsias ainda não resolvidas nas áreas de sua natureza e evolução clinica, critérios de diagnóstico, formas investigação genética e de tratamento.

A partir dessa análise, foram desenvolvidas recomendações consensuais para orientar decisões clínicas possiveis com o conhecimento disponivel no momento.
Esse documento de diretrizes foi publicado na revista NEUROSURGERY (Neurosurgery 2017, (0):1-16) e o artigo disponibilizado gratuitamente, devido à sua relevância.

A Aliança Cavernoma Brasil disponibiliza, a partir de hoje, a tradução das recomendações em seu site, sempre lembrando de que o paciente deve consultar o seu médico acerca de decisões clínicas sobre sua condição.

 

DIRETRIZES (“Guidelines”) PARA O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CAVERNOMAS CEREBRAIS
GUIDELINES EM CAVERNOMAS CEREBRAIS